A descoberta do Cabo de Santo Agostinho é atribuída a navegadores espanhóis - Vicente Pinzón, teria chegado ao local, em janeiro de 1500 - Essa descoberta, porém, é contestada com argumentos técnicos por historiadores portugueses. O município do Cabo de Santo Agostinho trabalha no sentido de comprovar essa hipótese, invocando para seu território a condição de ter sido o local do descobrimento do Brasil.
A Vila de Nazaré, no alto do Cabo, mantém ainda seu traçado primitivo. Um grande largo nos conduz à Igreja de Nazaré, que conserva as características da época da sua ampliação no século XVII. Acredita-se que a Capela Mor corresponda ao corpo da primitiva ermida de finais do século XVI. Ao lado da Igreja, conservam-se as ruínas do antigo Convento Carmelita, consolidadas por excelente trabalho do IPHAN.
Na encosta sul, próximo ao mar, encontra-se o forte Castelo do Mar, de grande beleza. Por detrás deste, numa cota mais elevada, as ruínas do seu quartel, de onde se descortina uma excepcional vista do mar. Mais ao norte, próximo a Gaibú, as ruínas do forte de São Francisco Xavier. E são várias as antigas baterias militares que hoje se confundem com as pedras do lugar.
Destacando-se na paisagem, observa-se ainda a ruína de uma construção em dois pavimentos: a antiga casa do faroleiro, em cuja proximidade estava localizado o antigo farol, do qual existem vestígios do assentamento da base.
ONDE ACAMPAR?
================================================================
Camping Vila da Nazaré
Diária: R$ 10,00 por barraca.
Contato:
Pedro
(81) 87254908
Bertrand
(81) 86674456
Comentários: https://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=22274922&tid=5238809260074402556
"Vila de Nazaré - Cabo de Santo Agostinho - PE"
"Vila de Nazaré - Cabo de Santo Agostinho - PE"